segunda-feira, 10 de outubro de 2011


Será que ainda vou crescer?


A Bia escreveu desesperada: ela tem 13 anos e 1,45 m. “Menstruei no ano passado e queria crescer mais”, diz ela. E pergunta: “Existe algum esporte ou massagem que me ajude a crescer?”.
Bia, a boa notícia é que, apesar de o ritmo de crescimento diminuir depois da primeira menstruação, as meninas continuam crescendo até atingir a idade óssea de 18 anos. Essa informação é meio confusa porque, segundo os médicos, a idade óssea nem sempre corresponde à idade cronológica. Então, como saber em que estágio você está?
Quando rola muito dúvida, o seu médico pode pedir uma radiografia do punho e das mãos. Assim, ele vai saber te dizer o quanto você ainda pode crescer.
Mas, como a sua altura está muito atrelada a fatores genéticos, dá pra fazer uma continha e acalmar tanta ansiedade: pegue a altura do seu pai e diminua 13 cm. Depois some esse número com a altura da sua mãe e divida por dois. Não é nada exato: o resultado tem uma margem de erro de 10 cm para mais ou para menos, mas já é alguma coisa.
Lembrando que fatores como alimentação e problemas hormonais também podem afetar o crescimento normal de uma adolescente. Se você é muito menor que seus pais, irmãos ou amigas da escola, procure um especialista. Ele pode avaliar se você precisa de algum tipo de tratamento.
Mais calma? E aí, meninas, vocês também se incomodam com a sua altura

TIRADO DO SOS CORPO DA CAPRICHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário